Lagoa na vice-presidência da rede de autarquias participativas

A primeira reunião do mandato 2020-2021 da direção da Rede de Autarquias Participativas elegeu a Lagoa para vice-presidência, a 9 de janeiro, num encontro que juntou os onze municípios que a compõem. Valongo assume a presidência.

No novo mandato, a par da Lagoa, estão ainda os municípios de Guimarães, Braga, Funchal e Fundão. Lourinhã, Odemira, Mealhada, Lagoa - Algarve e União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, constituem assento enquando vogais.

Esta primeira reunião serviu para definir um conjunto de linhas de ação para o mandato que agora se inicia. O seu principal objetivo assenta no desenvolvimento da promoção de trabalho em rede, como forma de partilha e consequente aprendizagem de estratégias de democracia participativa.

Para a vereadora da Câmara Muncipal de Lagoa, Albertina Oliveira, a posição do município na presidência da Rede de Autarquias Participativas "é motivo de orgulho e vem na sequência do bom trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos".

A Lagoa assume-se como um município que procura dinamizar a participação democrática, dando aos jovens a oportunidade de apresentar ideias por via do Orçamento Participativo Jovem da Lagoa. Estas são votadas por toda a comunidade, são implementadas e colocadas ao dispor de todos os lagoenses.

De referir que a Rede de Autarquias Participativas foi criada a 13 de dezembro de 2014, congregando os atores públicos comprometidos com o desenvolvimento de mecanismos de democracia participativa.

Fonte - Câmara Municipal de Lagoa

20/01/2020