Rede de Autarquias Participativas lança prémio

Enquadrada na presente conjuntura pandémica e com o objetivo principal de reconhecer as inúmeras iniciativas de solidariedade e participação cívica, a Rede de Autarquias Participativas (RAP), da qual pertence a Câmara Municipal da Lagoa, lança uma iniciativa a nível nacional intitulada "Eu Participo - Sem Sair de Casa", dirigida a jovens dos 14 aos 30 anos de idade.

A iniciativa visa a mobilização da comunidade jovem para uma forma difrenete de participação, no atual contexto de confinamento, para iniciativas de cidadania ativa que ajudem a prevenir a COVID-19.

A participação é gratuita e simplificada, sendo apenas necessário apresentar iniciativas que tenham comprovadamente sido desenvolvidas durante o período de emergência e recolhimento social. Para efeito basta proceder ao preenchimento de formulário próprio disponível em https://www.oficina.org.pt/premio-eu-participo.html. A data limite para a receção de candidaturas é o dia 15 de maio de 2020.

A avaliação das candidaturas ficará a cargo da Secretaria Técnica da Rede de Autarquias Participativas, com a avaliação a incidir em critérios como a pertinência e a adequação da iniciativa, o carácter inovador, a papel assumidos pelos jovens, os meios mobilizados, a população a que se destina a iniciativa e os resultados alcançados.

Para além do prémio monetário para o vencedor, serão entregues brindes dos municípios que compõem a rede para os três primeiros classificados. A apresentação dos vencedeores decorrerá numa cerimónia pública, enquadrada na 5ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação.

A Câmara Municipal da Lagoa, membro da direção nacional da RAP, reconhece através da vereadora com o pelouro da Educação e Cultura, Albertina Oliveira, que esta é uma iniciativa importante e que pretende enaltecer a participação cívica da nossa comunidade que atualmente merce ser valorizada. Compete à edilidade dar a possibilidade do envolvimento dos jovens na sua comunidade, desde os gestos mais simples, como manter o contato com familiares, recorrendo às novas tecnoogias que, muitas vezes, não são dominadas pelos restantes elementos do agregado familiar, como também apiiar quem, sendo das suas relações pessoais, passa por dificuldades relacionadas com a escassez de bens.

"Eu Participo - Sem Sair de Casa" assume-se assim como uma resposta adequada e proporcional à situação excecional partilhada por todos os municípios a nível nacional, sendo de esperar uma participação entusiasta, principalmente pelas autarquias que compõem a rede e os seus membros.

Fonte : Câmara Municipal da Lagoa

16/04/2020