Ribeira Grande estende bolsas de estudo a candidatos suplentes

A Câmara Municipal da Ribeira Grande aprovou o aumento do número de bolsas a atribuir aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior, passando das 50 bolsas inicialmente previstas para 91 atribuídas, respondendo assim ás dificuldades provocadas pela pandemia por COVID-19.

O aumento praticamente para o dobro das bolsas atribuídas em relação ao previsto significa também um acréscimo do valor do apoio. A atribuição das bolsas aos estudantes do ensino superior foi aprovada na reunião de Câmara desta quinta-feira, 30 de abril.

"Numa altura de dificuldades diversas provocadas pela pandemia, a autarquia não poderia passar ao lado das dificuldades sentidas pelos alunos e suas famílias. Deste modo, e para minimizar os efeitos da crise, optamos por aprovar todos os candidatos que ficariam como suplentes, alargando o apoio a um número considerável de pedidos", explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande relembrou que "esta é uma medida excecional num tempo excecional, permitindo que cada candidatoà bolsa possa usufruir de um apoio que pode ir até aos mil euros e uma passagem aérea para aqueles que estudam fora da Região".

Alexandre Gaudêncio destacou que "este é mais um contributo da autarquia na área social, desta vez numa vertente fundamental, como é o ensino, proporcionando por essa via o aumento da literacia na nossa sociedade".

As bolsas são atribuídas aos alunos que frequentam o ensino superior no ano letivo 2019/2020 e "têm-se revelado determinantes para que muitos possam prosseguir os estudos superiores e este apoio tem vindo a aumentar de ano para ano, ao longo dos últimos cinco anos", relembrou o edil.

Se no primeiro ano de atribuição das bolsas de estudo foram apoiados nove estudantes, no segundo ano já foram atribuídas as 20 bolsas previstas no regulamento, número que aumentou em 2018 para 30 estudantes apoiados, dados que "revelam bem as dificuldades que as famílias ainda atravessam e o esforço que a Câmara da ribeira Grande faz para apoiar os jovens que completam o 12º ano e querem ingressar no ensino superior", recordou.

Fonte - Câmara Municipal da Ribeira Grande 

05/05/2020