Cavalhadas de São Pedro entre as finalistas às "7 Maravilhas"

As Cavalhadas de São Pedro encontram-se entre as finalistas regionais às "7 Maravilhas da Cultura Popular", anunciou a RTP, promotora do evento. A tradição secular que remonta ao século XVI foi selecionada pelojúri para integrar as eliminatórias regionais a partir do dia 6 de julho.

"Esta é uma qualificação que nos orgulha e demonstrativa da relevância das nossas tradições", salientou Alexandre, presidente da Câmara da Ribeira Grande que também destacou a importância da nomeação para a divulgação do município.

"O concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular coloca o foco no turismo interno e convida os portugueses a conhecerem um pouco mais do país. A Ribeira Grande não foge à regra e a divulgação da tradição das Cavalhadas através do canal público de televisão reforça a premissa que já começamos a divulgar de, este ano, convidar as pessoas a fazerem férias cá dentro".

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, apurando-se para a final os 20 vencedores através do voto popular. Nos dias 23 e 30 de agosto terão lugar os programas que vão apurar os 14 finalistas, realizando-se a final do concurso no dia 5 de setembro.

As Cavalhadas de São Pedro são um desfile a cavalo que integram a figura de um rei ladeado de dois lanceiros (vassalos), seguidos por duas alas com dezenas de cavaleiros, aparecendo no meio delas três corneteiros e com um fecho vigiado por outros dois lanceiros.

Segundo uma das teorias, os homens que montam a cavalo, devidamente trajados, cumprem uma promessa em agradecimento pelo facto da igreja de São Pedro - localizada na freguesia da Ribeira Seca - e respetiva imagem do santo padroeiro, terem ficado intactas durante a erupção vulcânica ocorrida no Pico do sapateiro no ano de 1563.

Fonte - Câmara Municipal da Ribeira Grande

08/06/2020