Juventude da Lagoa dá parecer favorável ao Plano e Orçamento

O Conselho Municipal de Juventude da Lagoa reuniu-se no Convento de Santo António, a semana passada, recorrendo à vídeochamada com os diversos conselheiros deste órgão consultivo, devido à situação pandémica.

De recordar que, cabe ao Conselho Municipal da Juventude emitir um parecer sobre as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude e orçamento municipal, no que diz respeito às dotações afetas à juventude. Este órgão consultivo permite a participação cívica da juventude na gestão do município, possibilitando a aproximação aos orgãos de poder local.

Este momento, serviu para se pronunciarem em conjunto sobre diversos temas essenciais para a Lagoa, sendo o motivo principal desta reunião a apreciação e emissão de parecer da proposta de Plano e Orçamento para o ano 2021. Após debate, o mesmo obteve parecer favorável, por unanimidade, do Conselho Municipal da Juventude, em que a Educação, a intervenção sociocultural e a promoção de estilos de vida saudáveis foram identificados como eixos de intervenção prioritários para a área da juventude.

Para além disso, foi apresentada a proposta ao regulamento do Cartãp Jovem Municipal que trrá numerosas vantagens para os jovens lagoenses, em diversas áreas. Este encontro permitiu ainda a atualização e alteração do Regulamento do Conselho Municipal da Juventude.

Durante a reunião, foi apresentado um balanço das análises técnicas e das propostas referentes ao Orçamento Participativo Jovem, tendo sido conhecidos os 18 projetos que irão futuramente, a votação. Devido à pandemia, o cronograma da votação do OPJ teve de sofrer um ajuste, por forma a que a votação acompanhe o ensino presencial. Assim sendo, o processo de votação iniciará 15 dias após a retoma do ensino presencial, prevendo-se que o mesmo decorra com diversas ações de voto, nomeadamente junto dos estabelecimentos de ensino do concelho.

O Conselho Municipal da Juventude considera fulcral que noções como transparência e democratização das decisões camarárias, com influência direta no quotidiano dos jovens continuem a ser fomentadas e até incrementadas. Além de que considera essencial dar continuidade à dinamização de atividades de e para a juventude lagoense, incentivando a participação dos jovens no desenvolvimento da comunidade, seja de forma individual ou por intermédio do associativismo.

Fonte: Câmara Municipal da Lagoa

03/02/2021