Projecção do IEA Indica um Crescimento de 59% até 2030 do Consumo de Energia

No último World Energy Outlook 2004, produzido pelo IEA (International Energy Agency), as projecções do aumento da procura de energia primária crescerá a um ritmo de 1,7% ao ano o que significa um valor próximo dos 60% entre 2000 e 2030. Grande parte (85%) da resposta a este aumento da procura será baseado em combustíveis fósseis o que significará um aumento das emissões de CO2 de cerca de 60 %. Isto será o que acontecerá se não houver uma alteração profunda da política energética dos países desenvolvidos, principais responsáveis pelo consumo energético e principais tomadores de decisões nesta área.

No último World Energy Outlook 2004, produzido pelo IEA (International Energy Agency), as projecções do aumento da procura de energia primária crescerá a um ritmo de 1,7% ao ano o que significa um valor próximo dos 60% entre 2000 e 2030.

Grande parte (85%) da resposta a este aumento da procura será baseado em combustíveis fósseis o que significará um aumento das emissões de CO2 de cerca de 60 %. Isto será o que acontecerá se não houver uma alteração profunda da política energética dos países desenvolvidos, principais responsáveis pelo consumo energético e principais tomadores de decisões nesta área.

Caso a principal fonte de energia primária continuem a ser os combustíveis fósseis, será significativo o aumento necessário do investimento em infra-estruturas para a extracção e refinamento de petróleo, o que trará consequências ao nível dos preços, uma vez que as operações terão de se estender a zonas em que a operação é muito mais dispendiosa

15/02/2005