Propriedades da Gestão de Resíduos
As prioridades da gestão de resíduos a nível mundial, nomeadamente para os resíduos sólidos urbanos, são as seguintes:
1º Reduzir a produção de resíduos, através da prevenção. Esta orientação destina-se à Indústria e ao esforço que a mesma tem que realizar na concepção de produtos de maior durabilidade e que tenham presente o “Eco-design".
2º Reutilizar bens, de modo a que se tornem resíduos o mais tarde possível. Este princípio é aplicado já, e prevê que bens que já não servem para determinados fins ou utilizações mais exigentes, sejam ainda utilizados em outras actividades: por exemplo os computadores de empresas podem ser posteriormente doados a escolas, o mesmo acontecendo com equipamentos eléctricos, entre outros. Pode, também, dar-se preferência a recargas de produtos consumíveis.
3º Reciclar, ou seja, valorizar materialmente os resíduos, transformando-os em novos produtos. No âmbito da reciclagem pode também incluir-se a compostagem de matéria orgânica fermentável e de resíduos verdes de jardim, recolhidos junto a grandes produtores, já que se trata da valorização
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.