Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos - Novo Ciclo

“DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA AMISM, DURANTE A ASSINATURA DA ADJUDICAÇÃO” O contracto que hoje a AMISM – Associação de Municípios da Ilha de São Miguel celebra com a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA consiste na prestação de serviços relacionados com a operação da ETRS da AMISM, nas Murtas, por um prazo de dois anos no valor de €1.105.341,00 acrescido de IVA à taxa legal. Entre os muitos serviços que envolvem esta prestação destacamos a recepção de resíduos, sua classificação e registo, seu encaminhamento para o Ecocentro ou para a célula, gestão da célula envolvendo todas as operações de disposição de acordo com o plano de exploração, compactação para redução de volume, construção do sistema de captação de gás, operação do sistema de destruição de gás, operação do sistema de tratamento de efluentes líquidos, operação do sistema de mitigação de odores, e manutenção de toda a estrutura. A AMISM tem a responsabilidade delegada pelos municípios do tratamento em alta dos resíduos de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação o que representa uma população servida de 127 395 habitantes residentes a que se adicionam turistas equivalentes a mais 2.309 habitantes (843.107 dormidas / 365 dias = n.º de residentes todo o ano) o que nos permite dizer que tratamos os resíduos de uma população aproximada de 130 mil habitantes. Em 2007 a ETRS da AMISM recebeu 81.277 toneladas de resíduos dos quais 6.220 provenientes da recolha selectiva, quer através da rede de 367 ecopontos quer através da recepção no ecocentro. As exportações para reciclagem atingiram em 4.513 toneladas em 2007 o que significa que cada habitante da ilha de São Miguel canalizou para reciclagem cerca de 35 quilos. Este ano, até Setembro, a recolha de RSU aumentou 1,6% e a recolha selectiva 7,4%. A recolha selectiva até Setembro representou em 2007 10,03% dos RSU enquanto em 2008 este valor atingiu os 20,74%. Este mês contamos iniciar a empreitada de expansão da célula que permitirá iniciar o encerramento da actual célula ainda este ano. Já foi entretanto adjudicada a concepção construção da 2ª célula e esperamos em breve ter concluído o programa de investimento que dará resposta integral aos objectivos do Planeamento Estratégico dos Açores para a área dos resíduos, dando cumprimento a todas as directivas comunitárias e legislação regional e nacional.

“DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA AMISM, DURANTE A ASSINATURA DA ADJUDICAÇÃO”

O contracto que hoje a AMISM – Associação de Municípios da Ilha de São Miguel celebra com a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA consiste na prestação de serviços relacionados com a operação da ETRS da AMISM, nas Murtas, por um prazo de dois anos no valor de €1.105.341,00 acrescido de IVA à taxa legal.
Entre os muitos serviços que envolvem esta prestação destacamos a recepção de resíduos, sua classificação e registo, seu encaminhamento para o Ecocentro ou para a célula, gestão da célula envolvendo todas as operações de disposição de acordo com o plano de exploração, compactação para redução de volume, construção do sistema de captação de gás, operação do sistema de destruição de gás, operação do sistema de tratamento de efluentes líquidos, operação do sistema de mitigação de odores, e manutenção de toda a estrutura.
A AMISM tem a responsabilidade delegada pelos municípios do tratamento em alta dos resíduos de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação o que representa uma população servida de 127 395 habitantes residentes a que se adicionam turistas equivalentes a mais 2.309 habitantes (843.107 dormidas / 365 dias = n.º de residentes todo o ano) o que nos permite dizer que tratamos os resíduos de uma população aproximada de 130 mil habitantes.
Em 2007 a ETRS da AMISM recebeu 81.277 toneladas de resíduos dos quais 6.220 provenientes da recolha selectiva, quer através da rede de 367 ecopontos quer através da recepção no ecocentro.
As exportações para reciclagem atingiram em 4.513 toneladas em 2007 o que significa que cada habitante da ilha de São Miguel canalizou para reciclagem cerca de 35 quilos.
Este ano, até Setembro, a recolha de RSU aumentou 1,6% e a recolha selectiva 7,4%. A recolha selectiva até Setembro representou em 2007 10,03% dos RSU enquanto em 2008 este valor atingiu os 20,74%.
Este mês contamos iniciar a empreitada de expansão da célula que permitirá iniciar o encerramento da actual célula ainda este ano.
Já foi entretanto adjudicada a concepção construção da 2ª célula e esperamos em breve ter concluído o programa de investimento que dará resposta integral aos objectivos do Planeamento Estratégico dos Açores para a área dos resíduos, dando cumprimento a todas as directivas comunitárias e legislação regional e nacional.

21/10/2008