BTL 2008
Este ano a AMISM (Associação de Municípios da Ilha de São Miguel) considera que superou as suas expectativas em mais uma BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa, desta vez dedicada aos dois destinos turísticos insulares portugueses, os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O evento decorreu entre os dias 16 e 20 de Janeiro e, nesse período, a AMISM e os concelhos da Ilha de São Miguel, deixaram um rasto de luz na capital do país com a sua presença na maior feira de turismo de Portugal.
Com o crescimento do sector turístico na ilha, torna-se evidente a importância da presença da AMISM em eventos desse género, o que contribui para a promoção de todos os municípios associados de uma forma articulada. Com o maior espaço de sempre na BTL, dedicado aos Açores, marcado pela tecnologia e inovação, a AMISM, inaugurou o seu stand, contando com a presença da maioria dos Presidentes de Câmaras da Ilha de São Miguel, tendo sido visitado pelos cerca de 70 000 pessoas que por lá passaram.
O dia dedicado aos Açores, celebrado no dia 17 de Janeiro, ficou marcado pelos grandes temas conferenciados, como o turismo sustentável, ou ainda o tema de momento, relativo à abertura do espaço aéreo da região aos voos “Low Cost”.
Os Municípios da Ilha de São Miguel continuam a acreditar que a multiplicidade de oferta dos diferentes concelhos dá um contributo indispensável na representatividade açoriana na BTL.
Citando o Secretário Regional da Economia do Açores, Professor Duarte Ponte, “A BTL é um veículo incontornável na promoção junto dos potenciais turistas nacionais”. Espera-se assim mais uma vez, que a participação da AMISM em eventos deste tipo resulte no aumento do fluxo de turismo ao arquipélago açoriano e, concretamente, aos nossos Municípios. De realçar o facto do Stand da Ilha de São Miguel ter promovido não só os produtos da nossa gastronomia, com provas abertas e gratuitas aos seus visitantes, como também a nossa musica, cultura em geral, destinos alternativos em termos de hospedaria, locais a visitar e Serviços. O Stand da AMISM foi ainda considerado um dos mais bonitos Stands da Feira de Turismo de Lisboa.
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.