Embale esta ideia: não desperdice, recicle!
A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel desenvolve todos os anos uma campanha de sensibilização ambiental orientada para a valorização de resíduos.
Como se sabe a AMISM já valoriza resíduos de embalagem, resíduos verdes, papéis e cartões diversos, plásticos e metais não embalagem, resíduos de equipamento eléctrico e electrónico, pilhas e acumuladores e madeiras.
Em todos estes resíduos temos procurado estabelecer os processos mais adequados à valorização quer através da reciclagem quer através da compostagem.
Das campanhas que realizamos anualmente aproveitamos sempre para chamar à atenção das populações para a atenção que deve ser dada aos resíduos pois com um pouco de cuidado na manipulação do resíduo este pode ser um recurso ou definitivamente um resíduos.
Todos os anos desenvolvemos estudos de análise da composição dos resíduos que temos recebido de forma indiferenciada. É também com este conhecimento que dirigimos as nossas campanhas para um ou para outro material.
Detectamos uma forte oportunidade de aumentar as quantidades recolhidas no contentor amarelo, ou seja as embalagens plásticas ou metálicas. Na realidade, em termos do potencial é o material que menos conseguimos recolher.
Fazemos, com a actual campanha denominada “Embale esta ideia: Não desperdice, recicle!”, apelo aos cidadão para trabalharem connosco a atingir este objectivo de aumentar a reciclagem destes materiais.
Falemos agora do que será a campanha.
A campanha será composta por vários suportes informativos e tem como população alvo a população da ilha de São Miguel, enquanto consumidores de embalagens e produtores de resíduos. O orçamento da campanha será de 96 mil Euro e a eficácia do investimento é garantida através de:
- Contacto com os consumidores nas superfícies comerciais de grande afluxo e por via de sessões de rua ou indoor;
- Abordagem qualitativa junto de docentes e discentes dos estabelecimentos de ensino da área abrangida, a partir dos quais as crianças – porque são mais receptivas ao trabalho de mudança comportamental -, constituem elementos privilegiados e basilares para a gestão de influências junto da sua esfera relacional;
- Difusão em locais de grande visibilidade (outdoors – Telas de grande dimensão)
- Difusão através da rádio e televisão.
Serão ainda produzidos diversos materiais informativos e pedagógicos dos quais destacamos:
- mailling com folheto e íman com ecopontos para o público em geral;
- Ecopontos domésticos;
- Spot televisivo;
- Spot rádio;
- Ecoponto gigante insuflável;
-Telas;
- Folheto dirigido aos estabelecimentos de ensino;
- Lápis dirigido aos estabelecimentos de ensino;
- Garrafa spot dirigido aos estabelecimentos de ensino.
Finalmente para que fiquem com uma ideia do que tem sido o pesos per capita valorizados entre Janeiro e Outubro deste ano:
Kg/hab
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2009
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2010
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Vidro
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9
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9.4
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Papel/Cartão
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15.2
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16.1
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Plásticos
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3.14
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3.12
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Metal
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.25
|
.32
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Madeira
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2.36
|
2.71
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REEE
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2.12
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2.84
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Resíduos Verdes
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8.10
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13.39
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Total
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38.81
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47.88
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Estes pesos representam um crescimento superior a 23% da valorização de resíduos que é, no nosso entender, um resultado muito positivo que demonstra a perfeita articulação entre os serviços de recolha das Câmaras Municipais e os sistemas de tratamento e logística da AMISM.
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.