Municípios avançam com novo sistema de recolha de resíduos urbanos em 2011

Aumento da recolha selectiva porta a porta Três concelhos da ilha de São Miguel preparam-se para introduzir novo sistema de recolha de resíduos urbanos com vista a incrementar a recolha selectiva de lixo porta a porta. Ponta Delgada avança já a 17 de Janeiro. Seguem-se a Ribeira Grande e Lagoa. De salientar que a recolha selectiva destinada à reciclagem é obrigatória e a sua evolução tem-se revelado positiva nos últimos anos. Os crescimentos registados são significativos e o entusiasmo das Câmaras Municipais contribuiu para os resultados verificados. Há contudo ainda um caminho a percorrer no desenvolvimento de um crescimento sustentado da recolha selectiva e os objectivos até 2013 estão definidos. Já ao longo deste ano, a taxa de esforço deverá atingir os 14% no plástico, no papel/ cartão 40% e no vidro 44%. A estratégia passa essencialmente pela alteração da forma de recolha em vigor.

Aumento da recolha selectiva porta a porta
Três concelhos da ilha de São Miguel preparam-se para introduzir novo sistema de recolha de resíduos urbanos com vista a incrementar a recolha selectiva de lixo porta a porta. Ponta Delgada avança já a 17 de Janeiro. Seguem-se a Ribeira Grande e Lagoa.
De salientar que a recolha selectiva destinada à reciclagem é obrigatória e a sua evolução tem-se revelado positiva nos últimos anos. Os crescimentos registados são significativos e o entusiasmo das Câmaras Municipais contribuiu para os resultados verificados. Há contudo ainda um caminho a percorrer no desenvolvimento de um crescimento sustentado da recolha selectiva e os objectivos até 2013 estão definidos.
Já ao longo deste ano, a taxa de esforço deverá atingir os 14% no plástico, no papel/ cartão 40% e no vidro 44%. A estratégia passa essencialmente pela alteração da forma de recolha em vigor.
Desta forma, para obter aumentos na recolha do papel e plástico, nas localidades com recolhas indiferenciadas diárias propõe-se trocar, em certos dias,  a recolha indiferenciada por uma recolha selectiva de embalagens e papel. Quanto ao vidro, passa pelo aumento da cobertura do canal HORECA.
Esta recolha representa um modesto custo adicional, pois pressupõe a troca de uma recolha indiferenciada por uma selectiva porta a porta.

05/01/2011