Alterações em Ponta Delgada a partir de 17 de Janeiro
Estão programadas alterações ao nível dos horários e dias de recolha na maioria das 24 freguesias do concelho quer de resíduos urbanos como da recolha selectiva, a partir de 17 de Janeiro próximo.
Assim sendo, à quarta-feira o Serviço de Higiene e limpeza do Departamento de Planeamento, Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Ponta Delgada procederá à recolha de plástico e metal às 8h30 nas freguesias de Feteiras, Candelária, Ginetes, Sete Cidades, Mosteiros, Pilar, Ajuda, Remédios, Santa Bárbara e Santo António. Já quanto à recolha de orgânicos nestas freguesias será efectuada à segunda e sexta-feira às 8h30.
Nas Capelas, São Vicente Ferreira e Fenais da Luz, a recolha de plástico e metal será feita à quinta-feira, enquanto a recolha orgânica acontecerá à terça-feira e sábado, a partir das 8h30.
São Pedro, São Sebastião e São José, mantêm a recolha de segunda-feira a sábado a partir das 20h00. Já a recolha de plástico e de metal nas freguesias de São Pedro e São Sebastião será efectuada todas as quintas-feiras, e aos sábados em São José.
Quanto a Santa Clara, Arrifes, Covoada, Relva, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, São Roque e Livramento a recolha de orgânicos será feita às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 20h00. É também a partir desta hora que se procederá à recolha de plástico e metal às terças-feiras nos Arrifes, aos sábados em Santa Clara, às segundas-feiras na Covoada e Relva, às quartas-feiras na Fajã de Cima e na Fajã de Baixo e às sextas-feiras em São Roque e Livramento.
Os munícipes devem colocar o lixo na rua uma hora antes da recolha. O plástico e o metal deverão ser depositados em sacos fechados. No caso do plástico, garrafas, garrafões e frascos de água, de sumos e refrigerantes, de vinagre, de detergentes e produtos de limpeza e de óleos alimentares, podem ser colocados num mesmo saco para posterior recolha.
O mesmo sucede com o metal, devendo os munícipes depositar num mesmo saco embalagens tipo tetrapak de leite e de sumo, latas de bebidas e de conserva, aerossóis vazios, tabuleiros de alumínio.
Nos dois casos, podem ainda ser depositadas para recolha semanal sacos de plástico e esferovite, bem como outras embalagens de plástico e metal associadas a produtos alimentares e/ou produtos de limpeza desde que não estejam contaminados com produtos perigosos.
Para que esta recolha selectiva de plástico e metal resulte, a Câmara de Ponta Delgada e a AMISM apelam à colaboração dos munícipes do concelho, sobretudo no sentido de não depositarem, juntamente com os resíduos acima referidos, embalagens de produtos tóxicos ou perigosos ou outros resíduos não recicláveis.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada manterá a recolha de resíduos de grandes dimensões – os denominados “monstros” - em dias pré-definidos. O serviço de recolha destes resíduos é gratuito e a solicitação poderá ser efectuada através da Linha Verde 800223660.
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.