Oleão - Rede de Recolha de Óleos Usado

O oleão é o depósito concebido para a recolha de óleos alimentares usados domésticos, evitando a contaminação dos solos e das redes de água. O seu aproveitamento pode ser usado na criação de combustível, fabrico de lubrificantes, sabão, detergentes, tintas, entre outros. Este tipo de contentor já está disponível nas freguesias dos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande. Basta acondicionar os óleos alimentares domésticos usados em garrafas e garrafões de cinco litros e depositá-los devidamente fechados no oleão mais próximo de casa. Terão de ser somente óleos alimentares, nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores.

O oleão é o depósito concebido para a recolha de óleos alimentares usados domésticos, evitando a contaminação dos solos e das redes de água. O seu aproveitamento pode ser usado na criação de combustível, fabrico de lubrificantes, sabão, detergentes, tintas, entre outros.
Este tipo de contentor já está disponível nas freguesias dos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande. Basta acondicionar os óleos alimentares domésticos usados em garrafas e garrafões de cinco litros e depositá-los devidamente fechados no oleão mais próximo de casa. Terão de ser somente óleos alimentares, nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores.
O objectivo do oleão assenta na protecção do ambiente do efeito poluente dos óleos. Sabia que uma gota de óleo pode poluir 25 litros de água potável? Os custos com o tratamento da água contaminada de óleo são muito elevados. Ao apostar na sua reciclagem, está a contribuir para um ambiente melhor.
 
Ideias importantes a reter quanto à reciclagem dos óleos alimentares usados:
- A partir destes óleos é possível o fabrico de biocombustível, um combustível mais barato e menos poluente. Portanto, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2;
- É possível também o fabrico de lubrificantes, sabão, detergentes e tintas;
- O óleo quando despejado no lava-loiça polui o solo e a água, acarretando custos elevados no tratamento da água suja. Basta uma gota apenas para contaminar 25 litros de água;
- Depositar apenas óleos alimentares nas garrafas, nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores.

 

14/01/2011