Recolha selectiva cresce 20% em 2010
Os consumidores estão apostados na preservação dos recursos naturais. Prova disso, está no aumento exponencial a que se assistiu em 2010 na recolha selectiva a atingir os 20%. Em São Miguel, não só se verificou uma maior entrada de resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos da Ilha, como uma tendência crescente do depósito de materiais recicláveis.
A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel acredita que a recolha selectiva de resíduos esteja a atingir a sua maturidade, no entanto, manterá a sua política de sensibilização da população para a importância da valorização dos resíduos que parte da casa de cada um de nós, dos mais novos aos mais velhos.
Assiste-se actualmente a um esforço importante da parte dos Municípios que sairá reforçado agora com a implementação do novo sistema de recolha de resíduos. Também a exportação de recicláveis para o continente subiu 10,8% em 2010, traduzindo-se numa média de 1 contentor por dia.
Aumentar a recolha selectiva destinada à reciclagem é o grande objectivo dos Municípios de São Miguel, de maneira a cumprir as metas legalmente exigidas pela União Europeia. As Câmaras Municipais estão a envidar esforços de forma a atingir melhores resultados. A taxa de esforço deverá atingir no plástico os 14%, no papel / cartão os 40% e no vidro 44%.
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.