Novo sistema de recolha selectiva com boa adesão

A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel faz um balanço positivo aos primeiros meses do novo sistema de recolha selectiva porta a porta avançado pelas Câmaras Municipais de Lagoa, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Micaelenses dão bom exemplo de cidadania com a adesão à reciclagem. O crescimento da recolha selectiva no primeiro trimestre de 2011 foi muito significativo pela melhoria da qualidade no atendimento, com a recolha do plástico a assistir a um aumento da ordem dos 89,5 por cento. Seguem-se o vidro a crescer 29,7% e o papel 6,7%.

A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel faz um balanço positivo aos primeiros meses do novo sistema de recolha selectiva porta a porta avançado pelas Câmaras Municipais de Lagoa, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Micaelenses dão bom exemplo de cidadania com a adesão à reciclagem.
O crescimento da recolha selectiva no primeiro trimestre de 2011 foi muito significativo pela melhoria da qualidade no atendimento, com a recolha do plástico a assistir a um aumento da ordem dos 89,5 por cento. Seguem-se o vidro a crescer 29,7% e o papel 6,7%.
A AMISM acredita porém que estes resultados podem melhorar ao longo do ano, tendo em conta que somente Ponta Delgada deu início ao processo a meados de Janeiro, enquanto Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, avançaram para o terreno em Março.
Em Ponta Delgada, a recolha porta a porta aplica-se às embalagens, verificando-se efectivamente no plástico o maior aumento: 103,7%.
Já na Ribeira Grande, a subida é muito significativa, principalmente com o plástico e papel/cartão a registarem crescimentos de 95,6% e 116,5%, respectivamente.
A Lagoa por seu turno apresenta um resultado excelente no vidro com uma evolução a atingir os 85,8%, sucedendo o mesmo com Vila Franca do Campo a chegar aos 102,5%, por via de uma maior adesão do sector da restauração.
Ainda assim a deposição em ecoponto mantém a tendência crescente, traduzindo assim maior sensibilidade da população para com as questões ambientais. Mas a AMISM acredita que os resultados podem ir mais além, ciente de que a adesão à recolha selectiva é um gesto de cidadania responsável.
A AMISM tem em curso uma campanha de sensibilização ambiental muito ampla, embora com um foco especial em Jardins de Infância e estabelecimentos do primeiro ciclo, entendendo que as crianças são um veículo muito importante na adopção de novos hábitos e com papel influenciador determinante no seio da família.
“Embale Esta Ideia” é o grande mote da campanha no terreno, num apelo à reciclagem destes materiais, a partir dos quais se poderá dar uma nova vida.
 

06/05/2011