Embalagens importantes no combate à fome e desperdício alimentar

Do último Congresso Save Food – projecto conjunto da Organização Agrícola e Alimentar das Nações Unidas e da Messe Düsseldorf contra a fome -, emanaram três grandes conclusões muito importantes no que respeita às embalagens ou ao embalamento: - A embalagem previne o desperdício e salva recursos; - As embalagens são parte da solução no que toca a eficiência dos recursos económicos; - O embalamento contribui para um estilo de vida sustentável. A Save Food está a admitir agora patrocinadores oficiais e a preparar-se para uma campanha internacional de combate à fome e ao desperdício alimentar, combinando várias actividades com vista à sua execução através de projectos internacionais, dando prioridade ao trabalho em rede e envolvendo peritos da indústria.

Do último Congresso Save Food – projecto conjunto da Organização Agrícola e Alimentar das Nações Unidas e da Messe Düsseldorf contra a fome -, emanaram três grandes conclusões muito importantes no que respeita às embalagens ou ao embalamento:

- A embalagem previne o desperdício e salva recursos;

- As embalagens são parte da solução no que toca a eficiência dos recursos económicos;

- O embalamento contribui para um estilo de vida sustentável.

A Save Food está a admitir agora patrocinadores oficiais e a preparar-se para uma campanha internacional de combate à fome e ao desperdício alimentar, combinando várias actividades com vista à sua execução através de projectos internacionais, dando prioridade ao trabalho em rede e envolvendo peritos da indústria.

O Presidente da Organização Agrícola e Alimentar, Werner M. Dornsscheidt, defendeu a 17 de Outubro a criação de nichos de mercado, acreditando que o combate à perda traz valor acrescentado pelo ímpeto de ideias aos negócios e aliviando as necessidades nos países menos desenvolvidos, ideais estas que pretende levar ao sector industrial.

Neste congresso foi apresentado um primeiro estudo sobre o assunto: estima-se que as perdas atingirão 1,3 biliões de toneladas por ano, o correspondente a um terço de toda a produção. Tendo em conta os recursos do planeta, conclui-se que faz mais sentido reduzir as perdas ao longo da cadeia de valor do que aumentar a produção.

Ao mesmo tempo, assistem-se a grandes diferenças entre os países em desenvolvimento e desenvolvidos. Enquanto a grande fatia das perdas nos países mais pobres falha em chegar ao consumidor devido a uma colheita inadequada, manufacturação e logística, as perdas nos países mais ricos acontecem na maior parte no consumidor final. Soluções para inovação de embalagens são assim apontadas como determinantes na redução das perdas em ambos casos.

02/11/2011