Dez passos para evitar o desperdício alimentar na quadra natalícia

Cerca de um terço da comida produzida para consumo humano, aproximadamente 1,3 biliões de toneladas, é perdida ou desperdiçada todos os anos, de acordo com Organização das Nações Unidas. Consumidores nos países desenvolvidos são responsáveis por 222 milhões de toneladas deste desperdício, cerca da mesma quantidade de comida produzida em toda a África Subsariana. A comida desperdiçada que não vai para compostagem termina em lixeiras onde são produzidas emissões de metano, biogás com reflexos no aquecimento global 21 vezes superior que o dióxido de carbono. Com a quadra natalícia a aproximar-se, é útil saber como evitar o desperdício alimentar. O Worldwatch Institute dá a conhecer 10 passos que fará com que as refeições da festividade sejam menos desperdiçadas:

Cerca de um terço da comida produzida para consumo humano, aproximadamente 1,3 biliões de toneladas, é perdida ou desperdiçada todos os anos, de acordo com Organização das Nações Unidas.

Consumidores nos países desenvolvidos são responsáveis por 222 milhões de toneladas deste desperdício, cerca da mesma quantidade de comida produzida em toda a África Subsariana. A comida desperdiçada que não vai para compostagem termina em lixeiras onde são produzidas emissões de metano, biogás com reflexos no aquecimento global 21 vezes superior que o dióxido de carbono.

Com a quadra natalícia a aproximar-se, é útil saber como evitar o desperdício alimentar. O Worldwatch Institute dá a conhecer 10 passos que fará com que as refeições da festividade sejam menos desperdiçadas:

1 – Seja realista: confeccione apenas a quantidade de comida efectivamente necessária para a época. Veja na organização Love Food Hate Waste, as “porções perfeitas” para calcular as medidas.

2 – Planear com antecedência: preparar uma lista de compras antes de adquirir os ingredientes. Verificar as promoções nas várias superfícies comerciais.

3 – Seja pequeno: usar utensílios e pratos mais pequenos encorajando as pessoas a comer em porções menores, reduzindo assim a quantidade de comida deixada no prato.

4 – Encorajar o self-service: deixe os convidados servirem-se, pelo que só se servirão daquilo que realisticamente irão comer.

5 – Armazene as sobras de forma segura, não esquecendo de que a comida quente não deve ficar de fora mais de duas horas.

6 – Faça compostagem de restos de comida como cascas de ovo, pele dos vegetais ou outros que sobrem da preparação da refeição.

7 – Crie novos pratos a partir dos restos das festas. Existem várias receitas para aproveitamento de sobras alimentares.

8 – Doe o excesso: dar comida seca ou enlatada que não precisou para a quadra a bancos alimentares ou instituições de solidariedade social.

9 – Apoie programas de recuperação alimentar.

10 – Dê presentes reflectidamente: se decidir dar comida, evite os alimentos altamente perecíveis. Se der chocolate, café ou chá como presente, privilegie os produtos regionais.

Se souber outras dicas com vista à redução de desperdício alimentar, esteja à vontade para proceder à sua divulgação neste post.

Fonte: http://www.care2.com/causes/ten-steps-to-waste-less-food-this-holiday-se...

 

21/12/2011