UE adota novas regras para REEE

O Parlamento Europeu aprovou nova legislação com vista a redução de deposição de materiais eletrónicos tais como telemóveis, computadores e televisores em aterro sanitário. A partir de 2016, os Estados membros terão de recolher 45 toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) por cada 100 toneladas de materiais electrónicos colocados à vendas durante os três anos que antecedem essa data. Em 2019, o objetivo traçado subirá para 65 toneladas, ou os Estados membros podem optar por recolher 85% do total de REEE gerados. Segundo dados oficiais, cerca de um terço dos REEE são tratados adequadamente.

O Parlamento Europeu aprovou nova legislação com vista a redução de deposição de materiais eletrónicos tais como telemóveis, computadores e televisores em aterro sanitário.

A partir de 2016, os Estados membros terão de recolher 45 toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) por cada 100 toneladas de materiais electrónicos colocados à vendas durante os três anos que antecedem essa data. Em 2019, o objetivo traçado subirá para 65 toneladas, ou os Estados membros podem optar por recolher 85% do total de REEE gerados. Segundo dados oficiais, cerca de um terço dos REEE são tratados adequadamente.

A Comissão Europeia diz que a legislação vigente aponta para um objetivo de 4 quilos de REEE por pessoa, isto é, cerca de 2 milhões de toneladas por ano, cerca de 10 milhões de toneladas geradas anualmente na UE.

A nova lei, que actualiza a directiva de 2003 sobre REEE, dá a 10 Estados membros até 2021 para alcançar os novos objectivos, de maneira a melhorar as facilidades da deposição de resíduos.

A nova legislação obrigará as grandes superfícies comerciais de venda de materiais electrónicos a aceitar resíduos de pequenos electrodomésticos dos clientes, tais como telemóveis, mesmo que estes clientes não pretendam adquirir materiais de substituição. Já em relação aos monstros como as máquinas de lavar, os fabricantes serão responsáveis pela sua reciclagem.

A nova directiva a aprovar pelos 27 Governos da UE em breve, deverá entrar em vigor em 2014.

Fonte - www.bbc.co.uk

23/01/2012