Campanha Açores entre Mares conta com apoio da AMISM
A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel vai colaborar com o Parque Natural da Ilha de São Miguel na realização da campanha “Açores Entre Mares – Lixo 0 no Mar”, que se realiza entre 20 de Maio e 8 de Junho.
A AMISM participa na iniciativa recebendo graciosamente os resíduos recolhidos pelas equipas de voluntários envolvidas nas ações em São Miguel, entendendo ser imprescindível a limpeza dos mares poluídos para a sustentabilidade dos oceanos e espécies do seu habitat.
Os resíduos a recolher na iniciativa que se dividirá em três ações distintas nas Capelas, Fenais da Luz e Bandejo (junto ao areal de Santa Bárbara), serão devidamente separados por frações, conforme as suas tipologias. Ao valorizar os resíduos, a campanha assume uma dupla missão: limpar a orla costeira, separar os resíduos e encaminhá-los para a reciclagem, valores que a AMISM defende e pelos quais tem vindo a pugnar-se nos últimos anos através da sensibilização ambiental.
A poluição marinha deve-se essencialmente à poluição humana, mais concretamente dos sacos de plástico lançados ao mar com lixo, constituindo uma ameaça constante para a fauna e flora marítima.
A AMISM espera com a participação nesta ação contribuir para uma maior consciencialização para a problemática da poluição das orlas costeiras, fruto de más práticas ambientais perpetradas pelas populações que ainda persistem. Embora se verifique um maior cuidado da parte dos cidadãos, actualmente com suporte dos Municípios no que toca à gestão de resíduos, complementado com a recolha seletiva porta a porta, existem hábitos que perpetuam e se impõem combater, merecendo assim o apoio da AMISM.
A Campanha Açores entre Mares apela ao envolvimento da sociedade, sendo composta por actividades promovidas por entidades parceiras, desenvolvendo quatro ações de limpeza da orla costeira, em pontos previamente identificados.
A iniciativa assinala assim o Dia Europeu do Mar a 20 de Maio, culminando a 8 de Junho, data em que se comemora o Dia Mundial dos Oceanos.
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.