AMISM parceira da APPJ para promoção de empregabilidade jovem

A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel assinou o Pacto de Coesão Territorial com a Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco para a implementação do projeto Terra Jovem que visa a promoção de competências profissionais e pessoais, com vista a integração de jovens no mercado de trabalho. Através do Pacto de Coesão Territorial, a AMISM alia-se ao projeto reconhecendo a sua importância no contributo de oportunidades e desafios que constitui junto da população jovem, acrescentando em simultâneo mais valor não só aos jovens como ao próprio setor agrícola para o qual estão a ser preparados. Neste momento, são cerca de 30 jovens dos 18 aos 21 anos de idade que aderiram ao programa em curso na Ribeira Grande e em Vila Franca do Campo. Este assenta na dotação de técnicas agrícolas e formação cívica, promovendo a inclusão, coesão e empreendedorismo sociais, bem como desenvolvimento do território onde estes se encontram inseridos. Nas freguesias da Ribeirinha, na Ribeira Grande, e Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, estão a ser montadas hortas comunitárias e estufas precisamente com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens para trabalharem na terra, fornecendo os instrumentos que sirvam de base para se lançarem no mercado de trabalho.

A Associação de Municípios da Ilha de São Miguel assinou o Pacto de Coesão Territorial com a Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco para a implementação do projeto Terra Jovem que visa a promoção de competências profissionais e pessoais, com vista a integração de jovens no mercado de trabalho.

Através do Pacto de Coesão Territorial, a AMISM alia-se ao projeto reconhecendo a sua importância no contributo de oportunidades e desafios que constitui junto da população jovem, acrescentando em simultâneo mais valor não só aos jovens como ao próprio setor agrícola para o qual estão a ser preparados.

Neste momento, são cerca de 30 jovens dos 18 aos 21 anos de idade que aderiram ao programa em curso na Ribeira Grande e em Vila Franca do Campo. Este assenta na dotação de técnicas agrícolas e formação cívica, promovendo a inclusão, coesão e empreendedorismo sociais, bem como desenvolvimento do território onde estes se encontram inseridos.

Nas freguesias da Ribeirinha, na Ribeira Grande, e Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, estão a ser montadas hortas comunitárias e estufas precisamente com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens para trabalharem na terra, fornecendo os instrumentos que sirvam de base para se lançarem no mercado de trabalho.

O projeto da APPJ que se insere no âmbito do programa Cidadania Ativa, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Eea Grants (European Economic Area Grants) – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, conta como parceiros para além da AMISM, as Câmaras Municipais de Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, as Direções Regionais da Juventude e Solidariedade e Segurança Social, a Sociedade de promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas SA, entre outras entidades locais.

 

Ribeira Grande, 6 de fevereiro de 2015

06/02/2015