Municípios apresentam estratégias de adaptação às alterações climáticas

O Auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo vai ser palco do próximo Workshop regional de "capacitação e disseminação" na próxima segunda-feira, dia 11 de julho. Em cima da mesa  está a apresentação da elaboração das Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, arrancado em janeiro de 2015. Este tem como objetivo iniciar e desenvolver um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal. Pretende-se alcançar esta meta pela capacitação do corpo técnico municipal, pela consciencialização dos atores locais e pelo desenvolvimento de ferramentas e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMAAC nos municípios participantes no projeto e, no futuro, nos demais municípios portugueses.

O programa assenta em quatro objetivos: desenvolver 26 estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas, dirigido aos 52 técnicos municipais das 26 autarquias beneficiárias;  desenvolver um programa formativo; criar uma plataforma online de comunicação que sensibilize as comunidades lociais e nacionais e capacite os técnicos e os eleitos para a importância de promover a adaptação local às alterações climáticas; criar uma rede de municípios que constitua um fórum de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da adaptação.

A escolha dos municípios beneficiários deste projeto teve fundamentalmente em consideração assegurar a representatividade das Comunidades Intermunicipais (CIM), das Áreas Metropolitanas (AM) e das Regiões Autónomas (RA), bem como a diversidade das características ecológicas, ambientais e socioeconómicas, assim como as suas suscetibilidades a diferentes impactos climáticos atuais e futuros. Os 26 municípios beneficiários são os seguintes: Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca do Campo.

Para mais informações, aceda ao projeto através do site http://climadapt-local.pt.

06/07/2016