Ribeira Grande adere ao pacto de "Autarcas para o Clima e Energia"
O município da Ribeira Grande aderiu ao “Pacto de autarcas para o clima e a energia”, assinado pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, partilhando assim uma visão de futuro sustentável que orienta a ação para enfrentar vários desafios que se encontram interligados.
A mitigação das alterações climáticas e adaptação a estas podem trazer múltiplas vantagens para o ambiente, sociedade e economia. Tratadas em conjunto, abrem novas oportunidades de promoção de um desenvolvimento local sustentável que inclua a criação de comunidades inclusivas, adaptadas às alterações climáticas e eficientes do ponto de vista energético.
A Ribeira Grande procura, assim, melhorar a qualidade de vida, incentivar ao investimento e à inovação e promover a economia local e a criação de postos de trabalho através da adesão ao “Pacto de autarcas para o clima e a energia”.
A apresentação de medidas concretas e de longo prazo que proporcionem um enquadramento estável do ponto de vista ambiental, social e económico para as gerações atuais e futuras constituem premissas que vão entroncar na responsabilidade coletiva de criar territórios mais saudáveis, atraentes, habitáveis, resilientes e eficientes do ponto de vista energético.
Tendo em conta que as alterações climáticas constituem um dos maios desafios mundiais da nossa época, o município da Ribeira Grande compromete-se a desenvolver esforços que resultem em vantagens para o ambiente, nomeadamente a redução das emissões de CO2 em pelo menos 40% até 2030, principalmente através de uma melhoria da eficiência energética e de um maior recurso às fontes de energia renováveis.
Esta e outras soluções contribuem para a oferta de energia segura, sustentável, competitiva e a preços abordáveis aos cidadãos e, consequente, contribuem para a redução da dependência energética e para a proteção dos consumidores vulneráveis.
Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.