"Da Terra ao Mar" no Museu Municipal da Ribeira Grande
Está patente no Museu Municipal da Ribeira Grande uma exposição alusiva à arte piscatória denominada “Da terra ao mar”, mostra que apresenta um conjunto variado de artefactos relacionados com a atividade piscatória, entre os quais o salto e vara, corrico, palangres de fundo e linhas de mão, covos e as gaiolas e redes de cerco.
A pesca nos Açores remonta à colonização das ilhas e explora cerca de oitenta das mais de quinhentas espécies marinhas que compõem o ecossistema. As artes de pesca utilizadas nos Açores são, maioritariamente, artesanais e com um impacto reduzido no meio ambiente marinho.
Tendo a vila de Rabo de Peixe o maior número de população, é também nesta que se encontra o maior porto de pescas da região. A atividade da pesca é notória nesta localidade desde o início do seu povoamento, setor que contribui em parte para a economia local e regional.
Sendo assim, todos os artefactos patentes nesta exposição foram recolhidos junto desta comunidade e podem ser apreciados até 20 de novembro de 2018.
Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande
É a primeira entidade a querer e fazer preservar os valores que fazem dos Açores, e da ilha de S.Miguel em particular, um local apetecível e aprazível para estar e viver.